Rótulos são imprecisos sobre gordura trans





Estudo da UnB analisa substância em 10 alimentos
e revela informação errada. Margarina lidera ranking da trans.

Olhar as informações nutricionais nos rótulos é uma das maneiras de checar quanto de gordura trans será ingerida. No entanto, uma pesquisa feita no Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) mostrou que nem sempre essa informação é confiável. De 10 categorias de alimentos analisadas, 19% dos produtos continham mais gordura trans do que o valor declarado na embalagem, principalmente biscoito recheado e requeijão.

Para a nutricionista Paula Bagno Lemos, que estudou os produtos em seu mestrado, é preciso intensificar o controle sobre as indústrias. Afinal, o desencontro de informações pode induzir o consumidor ao erro e comer mais gordura trans, achando que está dentro dos limites. “A fiscalização ainda é um pouco falha”, diz.

Além desse problema, a informação nos rótulos nem sempre é fácil de ser interpretada. A quantidade de gordura trans e de outros componentes nutricionais é apresentada em porções que não se referem, necessariamente, à quantidade total de alimento contido na embalagem.

O cálculo por porção também pode mascarar a quantidade real do elemento no produto. Podem ser chamados de “zero trans” aqueles que contêm menos de 0,2g da gordura por porção, dado que nem sempre aparece quando se calcula pelo outro método.

Segundo a pesquisadora, o resultado deve ser usado pelos consumidores como alerta para o equilíbrio alimentar. Em excesso, a substância pode se tornar danosa. “A gordura trans é duplamente perigosa, pois aumenta o colesterol ruim, o LDL, e diminui a fração do colesterol bom, o HDL. A gordura saturada apenas aumenta o colesterol ruim”, afirma.
Para descobrir se a ingestão está dentro ou fora dos padrões considerados seguros, basta fazer as contas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que a ingestão de gordura trans seja inferior a 1% do total de calorias consumidas diariamente. Essa proporção equivale a cerca de 2g de gordura trans para uma dieta de 2.000 kcal (equivalente à ingestão diária média de um indivíduo comum). No caso do biscoito recheado, três unidades seriam suficientes para alcançar o patamar.


Reportagem completa: http://www.secom.unb.br/bcopauta/nutricao46.htm
Postado por: Lucas Machado

Nenhum comentário: